Por Samantha Cavalca
Que as mulheres ajudam a estruturar e são a base de uma campanha organizada não é novidade para quem conhece um pouco de bastidores da política. Com esse mote, mulheres que foram casadas com políticos vão tentar ingressar na Câmara de Vereadores de Teresina.
Antes essas mulheres não encontravam espaço e nem oportunidade para tentar a disputa democrática. A mídia não tratava do assunto e a opinião pública se calava. O novo momento exige que mulheres se empoderem e passem a lutar por lugares de destaque, principalmente na política.
É nesse cenário que mulheres que já foram cônjuges de alguns políticos confirmaram que vão disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Teresina. O blog começa citando a assistente social Rita Macedo, que já foi casada com o deputado federal Fábio Abreu. Ela já esteve reunida com o empresário e presidente regional do PTB, João Vicente Claudino. No encontro, ele destacou como ela foi base na campanha do seu ex.
O blog aponta também Irlândia Carvalho, ex-mulher do vereador Fábio Dourado. Ao blog ela ressaltou que “nós mulheres temos que nos envolver cada vez na política, não basta ser mulher, temos que levar as pautas das mulheres para o campo político”.
Nos bastidores, mas ainda não confirmado, também se fala que Gildelina Barros, ex do vereador Major Paulo Roberto, também vai tentar uma vaga na Câmara dos Vereadores.
Apesar de faltar muito para a sociedade atingir uma igualdade na representação entre homens e mulheres, é incontestável que o Brasil está vivenciando uma onda de progressão no debate público em torno das questões femininas. Essa onda vai chegar em Teresina também. Resta saber se essa onda vai afogar quem não perceber sua chegada.