Por Arimatéa Carvalho
Embora tenha um flerte com o PR do deputado estadual Fábio Xavier, o deputado estadual Firmino Paulo (Progessista) pode firmar relacionamento sério mesmo é com o MDB do presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho. O
convite do partido já foi feito. Se migrar de sigla, Firmino passa, oficialmente, para grupo hoje opositor ao tio homônimo, o prefeito Firmino Filho (PSDB). O MDB segue confiante que ele vai dizer sim, no tempo certo.
E por que no tempo certo? A janela partidária impede uma mudança logo. Pelas regras atuais, ela vale para políticos com cargos eletivos proporcionais que estão em último ano de mandato, ou seja, já passou para deputados estaduais e federais. A próxima é para os vereadores, em 2020. Mas Themístocles é paciente.
A ida de Firmino Paulo para o MDB aumentaria a bancada do partido (de efetivos) para 7 deputados, a maior da casa (o PT teria 8, mas contando com os suplentes no exercício do mandato). Atualmente, dois dos 6 deputados do partido estão em secretarias (Zé Santana na Sasc e Pablo Santos na Fundação Hospitalar).
É bom lembrar que Firmino Paulo é um novato no Progressista e sua participação no Governo Wellington Dias agora se deu em negociação direta dele com o governador, que resultou na indicação da Adapi. Foi um acordo parlamentar-governador. Isso não deixou de provocar rusgas com a cúpula do partido.