Por Sávia Barreto
E a disputa de poder no Democratas do Piauí segue intensa. O vereador Markim Costa (DEM) respondeu à coluna após nota da direção estadual do Democratas, assinada pelo presidente Ronney Lustosa. Na nota, Ronney afirma categoricamente: “O Democratas não integra a base de apoio da atual gestão municipal. Não há interesse, por parte do partido, em qualquer cargo e/ou secretaria no âmbito da administração de Teresina”, diz a nota. Markim, por sua vez, afirma que não é bem assim.
Está na base sim
“Pelo que eu saiba não saí do partido, sou do DEM e o DEM está na base. Estou cansado dessas coisas”, frisou Markim Costa. A coluna apurou que nos bastidores a questão é a presidência municipal da sigla em Teresina, pois seria importante que os dois vereadores eleitos tivessem o comando local justamente para contemplar os suplentes e assumir maior espaço na gestão de Dr.Pessoa. Tanto Markim quanto Roberval Queiroz são da base de Dr.Pessoa na Câmara Municipal. Mas Ronney nega ceder a presidência na capital a um dos dois parlamentares e ainda destaca que não há interesse em ocupação de espaços, o que tem gerado insatisfação nos suplentes da sigla.
Instâncias superiores
Em junho Markim Costa assume a vice estadual da legenda. E em junho ele também deve seguir para Brasília, onde conversará com o comando nacional do partido. Na gestão de Dr.Pessoa, há um veto a Ronney Lustosa por conta de “feridas” do passado. Vale lembrar que Ronney era vice-prefeito de Firmino Filho, tendo também alguma dificuldade de relacionamento político com o atual vice-prefeito, Robert Rios.