Luís Coelho desiste de ser candidato a deputado pelo MDB. Entenda motivos

Médico é liderança forte na região de Paulistana e ainda não anunciou quem ele irá apoiar

Por Arimatéa Carvalho

O pré-candidato a deputado estadual Luís Coelho desistiu de disputar na chapa do MDB. Em carta à imprensa, ao partido, lideranças e eleitores, ele explicou que é sócio de uma das maiores empresas mineradoras do Brasil e, portanto, não teria como exercer função pública. Ele, no entanto, permanece na vida pública e apoiando Rafael Fonteles e Wellington Dias.

APOIO NÃO ANUNCIADO

Luís Coelho é ex-prefeito de Paulistana, foi presidente da APPM e secretário estadual por duas vezes. Casado com a ex-deputada estadual Liziê Coelho, ele teria entre 20 e 25 mil votos e ainda não anunciou quem apoiará a partir de agora. Mas é um apoio e tanto.

Luís Coelho abraça morador durante os festejos de Paulistana

VEJA A ÍNTEGRA DA CARTA

Aos amigos e amigas do Piauí

Ingressei na vida pública no início da década de 90, na até então longínqua e acanhada Paulistana, onde tive a oportunidade de ser prefeito por três mandatos e entregar uma cidade muito melhor para sua população. Hoje, Paulistana é referência na região e em todo o estado do Piauí. 

Fui eleito presidente da Associação Piauiense de Municípios - APPM por dois mandatos, fortalecemos o municipalismo, buscando soluções para os mais diversos problemas enfrentados pelos 224 municípios do Estado.

Tive a oportunidade de ser Secretário de Estado por duas vezes, contribuindo para o desenvolvimento do Piauí. Como Secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, pude participar efetivamente daquilo que colocaria o Piauí definitivamente no mapa do desenvolvimento do Brasil, o boom das energias renováveis. Ao entregar a pasta, deixamos o Estado entre os cinco maiores produtores de energia solar e eólica e, principalmente, como o mais atrativo para projetos futuros. 

Com a ajuda dos amigos e amigas piauienses, conseguimos a eleição de minha esposa, Liziê Coelho, deputada estadual por duas vezes, sempre com votações expressivas. O principal legado de seu mandato foi a propositura do Programa Piauiense de Desenvolvimento de Energias Limpas - PROPIDEL, que virou lei e viabilizou o desenvolvimento dos grandes projetos de energias solar e eólica no Piauí. Com a referida lei, não só os grandes projetos foram viabilizados, mas todo cidadão que hoje pode instalar placas solares em sua residência ou pequeno comércio também foram beneficiados.

Andar pelo Piauí e observar os milhares de tetos cobertos por placas solares gerando economia à população, percebo quão grande foi nossa contribuição e isso não tem preço.

Somados os pleitos municipais e estaduais, participei efetivamente de 22 campanhas eleitorais. Posso dizer que sou um homem realizado politicamente, saindo de onde saí, filho de um pequeno comerciante e de uma dona de casa, me tornei médico e alcancei todos os meus objetivos na política, mas tudo isso teve um preço. As renuncias, o afastamento de minha família, não poder ter acompanhado o crescimento dos meus filhos como gostaria, os negócios negligenciados e colocados em segundo plano são coisas que não voltam.

Hoje, com a experiência e amadurecimento que tenho, vejo que não posso mais negligenciar minha família e meus negócios pessoais. Atualmente, sou sócio e executivo de uma das maiores empresas de mineração do Brasil, que em seu estatuto proíbe seus dirigentes de acumularem função pública.

Diante da impossibilidade de conciliar a vida pública com meus negócios e tendo o sentimento de realização enquanto político, retiro minha pré-candidatura a deputado estadual. 

Não se trata de uma despedida da vida pública, mas tão somente uma licença temporária. Agradeço a todos amigos e amigas que me receberam tão bem durante todos esses anos, aos companheiros de jornada, meu partido, ao Time do Povo liderado por Rafael Fonteles e Wellington Dias por todo suporte.

Atenciosamente, 

Luís Coelho.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES