Por Sávia Barreto e Arimatea Carvalho
O ex-deputado Dr. Pessoa (sem partido) é mesmo surpreendente. Quando todos pensavam que a reunião desta segunda-feira, 24, com o MDB seria mais um encontro em que o partido e o pré-candidato a prefeito bateriam cabeça, o saldo final foi outro. Dr.Pessoa vai se filiar ao MDB, e já tem até data marcada: dia 24 de agosto.
DR. PESSOA DEMONSTRA DISCURSO FLEXÍVEL SOBRE CANDIDATURA
O blog Primeira Mão conversou com Pessoa após a reunião: “Dei a palavra gravada: sou do MDB” destacou, acrescentando uma leve mudança de tom sobre a candidatura a prefeito de Teresina nas eleições 2020. Se antes ele não tirava o pé do mote da disputa pela Prefeitura de Teresina, agora o médico tem demonstrado mais flexibilidade: “Não fui tão rígido (sobre ser apenas candidato a prefeito). Quero concorrer dentro do olhar democrático”, frisou. Ou seja, nas entrelinhas entende-se que Pessoa está aberto -caso seja favorável na conjuntura - a ser candidato a vice ou até mesmo a vereador.
LOBÃO NÃO FOI CONVIDADO
Informações de bastidores apuradas pelo blog Primeira Mão, apontam que o vereador de Teresina e pré-candidato a prefeito pela sigla, vereador Luís Lobão, não foi convidado para o encontro do MDB que referendou Pessoa no partido. Lobão é próximo do prefeito Firmino Filho (PSDB), adversário do grupo político liderado pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themistocles Sampaio.
MDB QUER MESMO CANDIDATURA PRÓPRIA EM THE
Com a ida de Pessoa ao MDB, as pré-candidaturas do deputado estadual Henrique Pires e do próprio Luís Lobão, ficam esvaziadas e o partido deve apostar, de fato, no ex-deputado. Como o presidente da Assembleia trabalha guiado por pesquisas e Dr.Pessoa é quem aparece melhor colocado nelas, a ideia é mesmo manter o nome de Pessoa como pré-candidato a prefeito de Teresina. Siglas como o PL, do deputado federal Fábio Abreu, almejam um apoio do MDB - mas, por enquanto, o tema está de stand by.
PAPEL DE JEOVÁ
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Jeová Alencar (ainda no PSDB, mas em migração para o MDB) foi o grande costureiro da aliança do partido com Dr.Pessoa depois da fissura decorrente do ex-deputado não ter se filiado ao partido no ano passado, quando era previsto seu ingresso. Jeová teve vários encontros com Pessoa e conseguiu articular a paz entre ele e o presidente da Assembleia Legislativa.
Ainda tucano no papel, Jeová Alencar participou, inclusive, da reunião da sigla na manhã desta segunda-feira, 24, na sede do MDB - tamanho foi seu papel nesse acordo.
REAÇÃO DE FIRMINO
O prefeito Firmino Filho, que ensaiou uma aproximação com Pessoa em um café da manhã no início do ano, deve assistir de camarote as composições da oposição. Na hora certa - bem próximo do prazo máximo da justiça eleitoral - ele deve sacar seu candidato a prefeito. O nome do momento é o de Charles Silveira, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
A ida de Pessoa ao MDB só acirra mais o cenário na situação, que vê a oposição se articular com grupos fortes. Fato é que, um cenário com Dr. Pessoa, Georgiano Neto (PSD), Fábio Abreu (PL), um candidato de Firmino e outro do PT, as eleições 2020 em Teresina serão uma das mais concorridas da história política da capital.