Por Arimatéa Carvalho
Voo da Azul chega a Teresina às 12h25 de terça-feira (30) trazendo "kits intubação" enviados pelo Ministério da Saúde. A saída do aeroporto de Campinas (SP) está marcada para 9h20. A empresa vem cooperando com o governo transportando insumos gratuitamente em seus voos regulares. O blog ouviu a Sesapi, que confirmou que irá receber material mas ainda não sabe precisar quantos.
A nova carga de “kits intubação” com ampolas com medicação para o tratamento de pacientes infectados com o vírus virá para Piauí, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No total, serão quase duas toneladas e meia de insumos.
Outras operações também serão realizadas tendo como destinos os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia e Maranhão, além do Distrito Federal.
Já o Ministério da Saúde informou na noite de segunda-feira (29) que a ação vai evitar o desabastecimento de medicamentos para intubação orotraqueal e se trata de um esforço conjunto entre o governo federal e farmacêuticas. As entregas já começaram e devem se estender ao longo dos próximos dias.
Os acordos respeitam a realidade de cada fabricante, contratos prévios e a necessidade do país, contemplando hospitais públicos e privados nas regiões de maior risco de desabastecimento.