João Henrique toma posse no Sebrae sob o risco da ameaça de Guedes

Piauiense vai comandar a instituição pelos próximos 4 anos

Por Arimatéa Carvalho

O ex-deputado federal e ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa, que comandou o Conselho Nacional do Sesi, toma posse na presidência nacional do Sebra nessa segunda-feira, dia 7 de janeiro.

A posse está marcada para 17h, em Brasília. João Henrique assume para um mandato de quatro anos à frente da instituição, após vencer com folga a disputa: 14 votos contra apenas 1 do candidato Antônio Alvarenga, da Sociedade Nacional da Agricultura, que tinha o apoio do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Por conta da derrota, o ministro Paulo Guedes adotou em seguida um discurso crítico em relação aos recursos repassados pelo governo às instituições do Sistema S, o que preocupa as instituições. Apesar de ser um organismo privado, o Sebrae, assim como as entidades do Sistema S, recebem repasses federais.

O dinheiro do governo é vital para o funcionamento das entidades, admite João Henrique. Ele teve o apoio do ex-presidente Michel Temer para vencer as eleições. É tradição que o presidente que está saindo do poder indique o próximo presidente do Sebrae. Jair Bolsonaro e Paulo Guedes tentaram desfazer essa tradição, mas fracassaram.

João Henrique manifesta preocupação com o risco desse corte, mas acredita que nenhuma decisão será tomada pelo ministro sem uma conversa, um diálogo. João Henrique é conhecido pela capacidade de negociação e diálogo, aliás.

Conta a favor da manutenção dos repasses pelo governo o fato do presidente que está saindo do Sebrae, Guiherme Afif Domingos, ser amigo de Paulo Guedes e ter ido trabalhar com ele no Governo Bolsonaro.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES