Por Sávia Barreto
O presidente da Câmara Municipal de Teresina quer mais explicações da Prefeitura sobre o projeto de empréstimo no valor de 36 milhões de euros junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com a garantia da União. Em reais, esse volume chega a 217 milhões. O montante tem como destino o Teresina 2030, Programa de Desenvolvimento Integrado do Município de Teresina, para financiamento de intervenções em infraestrutura urbana, saneamento, mobilidade urbana, requalificação habitacional, meio ambiente, fortalecimento institucional e fomento ao empreendedorismo.
Duelo Jeová x Firmino
Segundo Jeová, a mensagem da PMT chegou ao Legislativo municipal sem o projeto detalhando os gastos. O vereador vai convidar os secretários municipais de Finanças e Planejamento para que eles expliquem onde vai ser aplicado o recurso. Jeová Alencar quer saber o grau de endividamento da PMT também e só depois vai encaminhar o projero para as comissões. “Não será a toque de caixa”, disse. Devido a pandemia, ele lembra, a PMT já aprovou um crédito extraordinário de R$ 67 milhões.
Vai passar
Como o prefeito Firmino Filho tem maioria, a proposta deve sim ser aprovada sem maiores problemas. Mas a oposição ao prefeito, assim como ocorre na Assembleia Legislativa com o governador Wellington Dias, tem como retardar e fazer questionamentos, modificando e aprimorando projetos pelo debate.