Por Sávia Barreto
O novo presidente da Associação Industrial Piauiense, Andrade Júnior, disse ao blog Primeira Mão que o cenário no país “parece ser ruim, mas é uma oportunidade”. No Piauí, o setor industrial corresponde a apenas 12% de toda atividade econômica do Piauí.
“Podemos dar um salto sim. Precisamos de mais articulação do Estado, atuando como indutor para levar infraestrutura necessária e criar ambientes favoráveis. A gente quer criar articulação forte com governo estadual e municipal. E foco na inovação, por isso queremos estreitar essa relação de indústria, universidade e pesquisa”, enumerou Andrade, que tomou posse no cargo na última segunda-feira, 13.
O presidente da AIP disse estar otimista com o governo Jair Bolsonaro: “Percebo que novo governo está tomando decisões importantes, que não terão efeito imediato, mas em 2020 devemos colher”.
Apesar da visão positiva, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (14) que a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano caiu para 1,5%. Para Paulo Guedes, a economia brasileira está "no fundo do poço".
Paulo Guedes deu as declarações ao participar de uma audiência na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional (CMO). No ano passado, o governo Michel Temer enviou, e o Congresso Nacional aprovou, o Orçamento de 2019. Conforme o documento, a previsão era o PIB crescer 2,5%.