Por Sávia Barreto
A ida de vários tucanos ao evento de filiação do cientista político Washington Bonfim ao Cidadania deixa o ex-prefeito Sílvio Mendes numa situação desconfortável, avaliam aliados. Ainda mais depois do que Sílvio já disse, em entrevista à imprensa, que não descartaria voltar ao Progressistas para ser candidato por lá.
Zero chance
Fonte próxima ao grupo de oposição revela à coluna que se fosse ter que escolher um botão entre um “Sim” ou “Não”, se Sílvio Mendes seria candidato pelo PSDB, hoje escolheria a opção “Não”. “Nem o PSDB quer. E nem ele quer. Um está aceitando o outro”. Firministas que estavam no evento de Bonfim, como Fernando Said, não trabalharão pró-Sílvio Mendes. Zero chances. E esse é um grande mobilizador.
Sincericidio
Além disso, Mendes não é visto como um dos nomes mais queridos pela classe política em geral por conta de seu conhecido “sincericídio”. A avaliação no mundo político é que após a morte de Firmino Filho, não há um grande líder no PSDB, nem o próprio Sílvio. O único deputado do partido, Marden Menezes, está de malas prontas para o Progressistas, por exemplo.
Quem sabe
Procurado pela coluna para comentar se Sílvio Mendes poderia voltar a se filiar ao Progressistas, o presidente estadual da sigla, deputado Júlio Arcoverde, disse que não descarta. “Sempre é bom receber pessoas do nível político do dr Sílvio no partido. Mas não sei nada em relação a esse assunto”, pontuou Júlio.