Por Sávia Barreto
O presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que propõe que a União possa dar aval para estados com baixo nível de endividamento contratarem empréstimos, entre eles esta o Piauí.
A mensagem da Presidência da República que comunica o encaminhamento da proposta ao Legislativo foi publicada na edição desta terça (4) do "Diário Oficial da União". Caso seja aprovado no Congresso, o empréstimo também precisa passar pelo crivo dos deputados estaduais. A oposição no Piauí já aponta os argumentos contrários.
“Essa questão de empréstimo é um assunto que a oposição piauiense vem debatendo há muito tempo, até porque é um dinheiro que a população vai pagar com juros e correção monetária”, afirmou o deputado estadual Gustavo Neiva (PSB) ao blog Primeira Mão.
“O Ministério Público acaba de entrar com uma ação para sustar todo e qualquer empréstimo por parte do Governo, dando conta de superfaturamento em obras eleitoreiras. A gente sempre bateu na tecla de que o Governo deveria utilizar os empréstimos em obras estruturantes e dar retorno para o Estado do Piauí”, completou.