O comentário do senador Ciro Nogueira (Progressistas) na imprensa sobre um rompimento imediato com o governador Wellington Dias (PT) caso aja “interferência do Governo nas eleições municipais”- como o senador alega ter ocorrido em cidades como Picos, com obras do Estado no período eleitoral, favorecendo supostamente candidatos apoiados pelo PT – impactou negativamente na base.
“Cada município tem sua realidade, não podemos é estar agora antecipando as eleições municipais”, respondeu o deputado Franzé Silva (PT) ao ser questionado pelo blog Primeira Mão.
Segundo o parlamentar petista, será discutida a situação de cada município, qual a conjuntura e as linhas de alianças. “Poderemos ter aliança com o Progressistas, o MDB, o PTB, qualquer partido da base. Mas discutir isso agora é precoce e prejudicial para o andamento do governo estadual e dos governos municipais que estão terminando suas gestões”, afirmou Franzé.
“São muitos os problemas da população do Piauí e trazer para pauta algo que pode ser discutido lá na frente, é um desrespeito com a população”, completou. O fato é que as eleições 2020 prometem acirrar as diferenças já intensas entre PT e Progressistas, intensificando fissuras na base e, como próprio senador Ciro Nogueira afirmou, possibilitando até mesmo um rompimento já anunciado.