Por Samantha Cavalca
Não se sabe se foi o efeito do dia internacional da mulher, mas o Prefeito de Teresina, Firmino Filho, admitiu a amigos e a círculo político próximo que o candidato à sua sucessão pode ser uma candidata.
O blog já havia relatado conversas de Firmino ao avaliar nomes de mulheres que pudessem ocupar a vaga de vice de um candidato apoiado por ele. Agora, ele começa a avaliar a possibilidade de uma mulher ocupar a cabeça da chapa.
Na conversa com seu núcleo mais próximo, foram levantados alguns nomes, como o da vereadora Graça Amorim e da deputada federal Margarete Coelho. Ambas pertencem a composição de Firmino e possuem larga experiência política.
A novidade ficou por conta dos nomes de Marcilane Gomes, Secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Monique de Menezes, Secretária de Concessões e Parcerias, e Samara Pereira, presidente da Fundação Wall Ferraz. Interlocutor afirmou ao blog que o Prefeito de Teresina entende que todas possuem liderança e preparo.
Bastidores da conversa ainda apontam que Firmino quer uma candidata que não tenha disputado cargos eletivos.
Em tempos da necessidade de representatividade feminina na política, siglas partidárias vão ter que avaliar e trabalhar nomes de mulheres competitivas e agregadoras para a nova política esperada pelo eleitor teresinense.