Evangélicos: Tiago Vasconcelos e Idoneil devem dividir apoio estadual

Evangélicos: Tiago Vasconcelos e Idoneil devem dividir apoio estadual

Por Sávia Barreto

Parece que enfim há solução sobre o duelo de votos para saber quem vai ser o candidato a deputado estadual apoiado pela congregação Missões da Igreja Assembleia de Deus no Piauí. O estado, que tem cerca de 15% de evangélicos, também conta com uma acirrada disputa interna sobre a orientação a ser dada politicamente a respeito dos candidatos que apoiarão as pautas de interesse dos fiéis. A coluna apurou que tudo se encaminha para o apoio a Tiago Vasconcelos, presidente municipal do PSD em Teresina e Idoneil Mesquita, filho do pastor Nestor Mesquista, como candidatos a deputado estadual. Irmão Elias, ex-deputado, seria o candidato a deputado federal no segmento.

Entendendo

Ao todo, há um universo de 120 mil evangélicos ligados a Assembleia de Deus, com pelo menos 80 mil votantes entre os fiéis no Piauí. Idoneil já disputou o cargo de deputado federal em duas eleições, fazendo dobradinha primeiro com o deputado estadual Gessivaldo Isaías e depois com o próprio Tiago Vasconcelos. Para 2022, no entanto, teria decidido concorrer como deputado estadual numa dobradinha com Irmão Elias. O problema é que a candidatura de Tiago a deputado estadual já estava posta e conta com apoio crescente no interior do estado, tendo em vista também que Vasconcelos é superintendente do Incra no Piauí e tem reforçado a agenda em vários municípios, ampliando o próprio leque de apoio. Ou seja, retirar Tiago da equação seria, segundo fonte no meio evangélico, algo difícil de ser concretizado.

Vão ser os três

Dessa forma, houve a pressão dos próprios fiéis mais atuantes politicamente para que uma decisão não ocorresse a portas fechadas e incluísse a realidade da demanda eleitoral dos evangélicos piauienses. A reunião marcada para referendar o nome de Idoneil e Irmão Elias foi adiada com a justificativa de que há pastores internados com Covid-19 e não seria o momento para essa discussão. Ganhou-se tempo para articular a ampliação do apoio dos evangélicos agora não apenas a Idoneil, mas também incluindo Tiago Vasconcelos, em uma iniciativa inédita na Assembleia de Deus. A aguardar se a nova dobradinha será concretizada.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES