Por Arimatéa Carvalho
Está aguardando o agendamento dos agraciados a entrega dos títulos de cidadania piauiense a vários representantes do agronegócio do Piauí. O presidente da Aprosoja, Alzir Neto, os produtores Paulo Dalto Neto, Cornélio Sanders e Tiago Junqueira e o diretor executivo da Aprosoja Piauí, Rafael Maschio, receberão a honraria aprovada pela Assembleia Legislativa.
A solenidade para a entrega da homenagem deve ser conjunta e alguns dos nomes homenageados são responsáveis por boa parte do sucesso da produção de soja na região do cerrado Piauí e pelo crescimento chinês do PIB piauiense.
DEPUTADOS QUE PROPUSERAM
As homenagens aos grandes do agronegócio no Piauí foram propostas na Assembleia Legislativa pelos deputados Júlio Arcoverde (Progressistas), Zé Santana e Henrique Pires, ambos do MDB.
CRESCIMENTO CHINÊS
O Piauí foi o segundo estado que mais cresceu no Brasil em 2019, perdendo apenas para o Ceará, o primeiro colocado, e o agronegócio foi o grande responsável pelos números.
O crescimento do PIB piauiense chegou a 7,7%. O Produto Interno Bruto do Brasil – a soma de todas as riquezas produzidas no país – cresceu 1,2% em 2018.