Por Sávia Barreto
O encontro ocorrido na semana passada para demonstração de apoio eleitoral de um grupo de vereadores de Teresina com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira, “não define nada” segundo o presidente municipal do PSDB em Teresina, vereador Edson Melo. “Nada contra a pré-candidatura do professor Charles, que é um excelente gestor, testado e aprovado. Tem um excelente diálogo com os vereadores, mas acredito que não é momento de se definir candidatura”, afirmou Melo ao blog Primeira Mão nesta terça-feira, 02.
Ele destaca que o condutor das negociações políticas é o prefeito Firmino Filho. “O cronograma, quem trata é o prefeito Firmino Filho, que é o líder maior. Então acredito que no momento certo, a partir de avaliações do próprio perfeito, com pesquisa qualitativa e com conversa com lideranças, será definido o nome”, pontuou, acrescentando: “Essas reuniões são válidas acontecer, mas não definem nada”.
Edson Melo nega que o apoio dos vereadores a Charles vai influenciar Firmino e elenca uma característica pela qual o prefeito é lembrado na hora de articular-se politicamente, “frio”: “O prefeito é muito lúcido, determinado, até, de certa forma, frio, na condução desse processo. Ele tem afinidade grande com o professor Charles assim como tem com outros. Nada está definido e nada vai ser definido, acredito, até o final do ano”.
Nos bastidores, o blog apurou que o prefeito ficou incomodado com o encontro dos vereadores para apoiar Charles. Na visão de Firmino, segundo interlocutores, há uma antecipação que prejudica a gestão em Teresina. Enquanto puder esticar a corda, o tucano assim o fará.