Por Arimatéa Carvalho
A prefeita de Timon (MA), Dinair Veloso (PSB), encaminhou na sexta-feira (12) mensagem à Câmara Municipal solicitando que seja apreciado, em caráter de urgência, Projeto de Lei do Poder Executivo que autoriza o município a ser inserido no Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras. A prefeita já assinou o protocolo de intenções para participar do consórcio.
O consórcio sob a liderança da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) tenta viabilizar a compra das vacinas contra a COVID-19. A Frente ainda avalia formas de financiar a aquisição dos imunizantes, entre elas, recursos municipais, repasse de verbas federais, inclusive, decorrente de emendas parlamentares e doações advindas de fontes nacionais e internacionais.
“É válido lembrar que o consórcio não é para comprar imediatamente a vacina, mas para termos segurança jurídica no caso do Plano Nacional de Imunização não dá conta de vacinar toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para resolver a questão. Estamos em constante diálogo com a Secretaria Estadual da Saúde e com o Ministério da Saúde para garantir o maior número possível de vacinas para a população de Timon com a urgência que o momento exige", explica Dinair.