Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Merlong Solano (PT) anunciou que a UFPI e o Centro Cultural de Línguas vão oferecer curso de chinês. Ele se reuniu com o reitor da UFPI, Arimatéia Dantas, para definir a parceria entre a instituição, o Governo do Estado e o Instituto Confúcio.
A reunião contou com a presença da vice-reitora, Nadir Nogueira; da assessora internacional da UFPI, professora Beatriz Gama; e do pró-reitor de Planejamento, professor André Macêdo.
Após a reunião, Merlong Solano apresentou a proposta ao governador Wellington Dias, que manifestou interesse na execução da parceria. “Vivemos em mundo globalizado e quanto mais jovens e profissionais piauienses falarem diversas línguas, melhor, tanto para terem mais oportunidade de acesso ao mercado, quanto para o Estado desenvolver mais negócios”, destacou Merlong.
Por meio do Instituto Confúcio, a China arca com o salário do professor, enquanto a UFPI disponibiliza suas instalações. O Governo do Estado fica encarregado de pagar uma bolsa de R$ 1.500,00 para custear algumas despesas do professor chinês.