Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual reeleito Pablo Santos (MDB) deve ser anunciado como futuro secretário de Turismo durante a semana pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT).
Com a ida do parlamentar para a Setur, a primeira suplente do MDB, Simone Pereira, vai assumir vaga na Assembleia Legislativa.
Pablo deixa, portanto, o comando da Fundação Hospitalar, hoje gerida pelo farmacêutico Ítalo Rodrigues. A gestão técnica de Ítalo é elogiada, mas a Fundação deve ser extinta no Governo Rafael.
O governador anunciou no domingo duas mulheres para sua gestão: Luana Barradas para o Detran (indicação da deputada estadual eleita Ana Paula, do MDB) e Maria Vilani para a Secretaria das Cidades. Vilani é irmã do deputado estadual Hélio Isaías, do PT, e atual secretária estadual de Transportes.
Seguindo a tendência de remanejamento entre as indicações dos deputados, Hélio Isaías troca a de Transportes pela de Cidades. Já o deputado estadual Fábio Xavier (PT) troca Cidades pela do Agronegócio. Georgiano Neto (MDB), que detém o Agronegócio, passa para a de Transportes (deve indicar o ex-presidente da APPM Jonas Moura).
Uma exceção nesse sentido é a permanência do deputado estadual Fábio Novo (PT) na indicação da Secretaria de Cultura.