Por Arimatéa Carvalho
Tem chamado a atenção no meio político a indicação do médico Gilberto Albuquerque para ocupar a presidência da Fundação Municipal de Saúde na gestão de Dr. Pessoa (MDB). O que pouca gente sabe é que Albuquerque é amigo pessoal do prefeito eleito, uma história que já tem mais de 20 anos de trabalhos juntos, inclusive, em algumas situações, um como chefe do outro. E a semelhança entre os dois não é só na escolha da medicina como profissão a seguir. Ambos são de origem humilde e trajetórias de superação.
ELE É O CARA
Profissional respeitado e reconhecido na área, Gilberto Albuquerque também se revelou um grande gestor público ao assumir a administração de hospitais de referência no estado, como o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde trabalhou com Dr. Pessoa; e o Hospital Getúlio Vargas, o maior hospital público do Estado, onde conduziu com maestria todas as ações no atendimento à população neste período tão crítico de pandemia, sem paralisar outros atendimentos em saúde considerados prioritários.
TOPOU A PARADA
Gilberto Albuquerque assumirá a Fundação com plenos poderes dados por Dr. Pessoa, com liberdade para montar a equipe e conduzir as metas. Mais um desafio que, certamente, terá êxito. E caminhando com as próprias pernas, é bom que se diga. No HUT, ele desenvolveu um trabalho também elogiado.