Por Arimatéa Carvalho
Ele ganhou destaque na mídia ano passado como o homem que preside o Partido da Mulher Brasileira (MDB). Mas, discreto e com a providencial ajuda do prefeito Firmino Filho (PSDB), Dilson Resende hoje é visto no meio político como o cara que conseguiu, de fato e não apenas para inglês ver, montar uma chapa com 40 nomes garantidos e com chances reais de 2 vagas no Parlamento em 2020. A chapa não tem figurões. Uma das vagas deve ser dele e a outra será uma das muitas surpresas da Câmara.
O blog ouviu 10 pré-candidatos, com mandato e sem mandato, de diferentes partidos para montar a previsão de bancadas na Câmara em 2020. O apurado foi esse:
PSDB - 5 vereadores (chamados de candidatos de Dona Lucy, pois ajudaram a elegê-la deputada estadual e têm o apoio dela: Edson Melo, Venâncio Cardoso, Ítalo Barros e um desses dois, Joninha/Teresinha Medeiros).
MDB - 4 vereadores (Jeová Alencar, Zé Nito, James Guerra e um quarto nome, que pode ser Caio Bucar ou o jovem Daniel Carvalho com o apoio do padrasto, deputado estadual Zé Santana).
Progressistas - 3 vereadores (Aluísio Sampaio, Graça Amorim - se não for vice - e uma terceira vaga com vários pretendentes)
PT - 3 vereadores (Dudu, Deolindo Moura e a terceira vaga com vários pretendentes).
Solidariedade - 2 vereadores (Edvan Silva e Sheyvan Lima, com Enzon Samuel correndo por fora)
PDT - 2 vereadores (Evandro Hidd e um segundo nome)
PSD - 2 vereadores (Cida Santiago e Gildenina Barros)
PMB - 2 vereadores (Dilson Resende e uma surpresa)
PSL - 1 vereador (Luís André)
PL - 1 vereadora (Anamelka Cadena)
Patriota - 1 vereador (eles que lutem)
PTC - 1 vereador (eles que lutem)
Cidadania - 1 vereador (eles que lutem)
Republicanos - 1 vereador (Levino)
Podemos, Avante, PMN, PCdoB, DEM, Novo, Prona, PSC e PV não fariam nenhum.