Por Sávia Barreto
Tucanos que conhecem bem a Prefeitura de Teresina acreditam que colegas da base que deixaram o barco para ficar ao lado de Dr.Pessoa não terão muito valor. Isso porque o campo emedebista já tem gente demais e cada nova adesão é menos um espaço a ser preenchido por aqueles que estavam desde o início da empreitada.
Apesar de admitirem a possível derrota, a estratégia é lutar até o final. Eventos e “pente-fino” de vereadores em comunidades estão sendo realizados para minimizar ao máximo a diferença de votos entre Kléber e Dr.Pessoa. Charles Silveira e Washington Bonfim são nomes citados com tons de “saudades do que a gente não viveu”.
O que vereadores da base que perderam a eleição apontam, nos bastidores, como uma das justificativas para a derrota no pleito proporcional e, dessa forma, motivo para pular o barco e ficar ao lado do adversário até ontem Dr.Pessoa, é que a deputada estadual Lucy Soares teria atuado fortemente a favor de alguns nomes em detrimento de outros nomes mais tradicionais no ninho. Ao entrar demais nas bases de alguns vereadores em prol de candidatos apadrinhados, teria ocorrido alteração no equilíbrio interno de forças políticas. Para os tucanos que ficaram ao lado de Kléber, o argumento não passa de desculpa de quem perdeu a eleição.