Por Arimatéa Carvalho
Reunidos no final de semana, o grupo de pré-candidatos a vereador do PSD em Teresina e o coordenador da chapa, Tiago Vasconcelos, elaboraram a proposta a ser apresentada à vereadora Cida Santiago na manhã de segunda-feira, dia 9, com as condições para que ela permaneça na chapa. A reunião ocorreu no conjunto habitacional Jacinta Andrade, na casa do pré-candidato Marcelo Capoeira.
"Ela terá de absorver na grande estrutura que ela tem cinco suplentes apontados pelo grupo do PSD para reduzir a desigualdade entre os demais pré-candidatos e ela. Assim, com esses cinco de pelo menos mil votos cada um, compensa a desigualdade", explica o pré-candidato Antônio José Lira. Ele explica que esses cinco que Cida Santiago tem de absorver vão garantir pelo menos 7 mil votos ao grupo.
"Ou é isso ou a vereadora terá de buscar outro caminho", explica.
A fórmula foi elaborada pelo próprio Tiago Vasconcelos, que vai ser reunir com a vereadora na segunda-feira para comunicar da decisão. À noite, ainda na segunda, os 30 pré-candidatos do PSD se reúnem para saber da resposta de Cida. O encontro noturno será na casa da secretária estadual do Agronegócio, Simone Pereira.
"Foi uma ideia light que o Tiago deu. Só que nós que iremos dizer quem serão os suplentes. A bola agora está com ela, pois o grupo está unido e decidido", disse. Segundo Antônio José Lira, os cinco nomes de suplentes já estão escolhidos. No encontro do Jacinta Andrade, além do próprio Antônio José, aparece na foto os suplentes Renato Berger e Ismael Silva.