Por Sávia Barreto
É fato, os grupos do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira, e do secretário municipal de Governo, Fernando Said, tem rivalizado e vereadores já fazem nos bastidores críticas a um e outro. O verdadeiro motivo por trás do distanciamento de ambos seria a disputa por poder político, já que tanto Said quanto Charles são homens fortes da administração do prefeito Firmino Filho e citados tanto em pesquisas como por parlamentares e lideranças como pré-candidatos na corrida eleitoral de Teresina em 2020. Publicamente, os dois negam a pretensão de disputar a PMT.
Segundo fonte da coluna com acesso ao Palácio da Cidade, Fernando Said ganhou mais espaço na Prefeitura quando assumiu a secretaria de Governo, aliando influência na pasta da Comunicação, hoje chefiada pela jornalista Dulce Luz. Said, portanto, tirou espaço de Charles na PMT, especialmente na gestão de servidores terceirizados. Vale destacar que além da super pasta de Saúde, Charles Silveira comandou antes a secretaria de Governo e mesmo após deixar a pasta ele tinha ascendência na resolução de questões de envolvendo a interlocução política.
Uma avaliação feita por um político experiente aponta que apenas Charles Silveira, Kleber Montezuma e Evandro Hidd eram mesmo competitivos para a disputa municipal na base. Isso porque eles são os nomes que mais tem a confiança de Firmino Filho. Foi dado um espaço para que Charles se movimentasse politicamente mas as pesquisas não empolgaram e foi justamente nesse vácuo que Fernando Said cresceu. Todos, no entanto, estão no páreo, com atual favoritismo para Said e Hidd no atual cenário.