BBC reconta Batalha do Jenipapo, que inaugura nova reforma em outubro

Batalha sangrenta deixou pelo menos 200 mortos entre os independentistas

Por Arimatéa Carvalho

A rede BBC News Brasil publicou no domingo (29) uma reportagem especial sobre a Batalha do Jenipapo. A matéria especial, que inclui imagens do fotógrafo João Allbert, conta um pouco da história do sangrento confronto entre piauienses e as forças de Portugal no contexto da Independência do Brasil e mostra o Monumento "Herois do Jenipapo", em Campo Maior.

SANGRENTA

A reportagem lembra que das 9h às 14h do dia 13 de março de 1823, às margens do Riacho Jenipapo, os piauienses lutaram bravamente pela causa da independência e esse episódio foi crucial para consolidar o processo, embora as tropas portuguesas tenham vencido. Do lado do major português João José da Cunha Fidié foram 20 soldados mortos e entre os brasileiros foram pelo menos 200, a maioria trabalhadores voluntários para o confronto.

EM OUTUBRO

O deputado estadual Fábio Novo (PT) lembra que na gestão dele à frente da Secult aconteceu a reforma do espaço e reorganização do cemitério, reaberto para visitação. "Uma próxima etapa da revitalização será entregue em outubro, durante as comemorações dos 200 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil", explica Fábio Novo.

SÉRIE COM HEROIS

Em outubro também vai estrear uma série com 10 capítulos, que contam a saga dos herois da Batalha. "Orgulho pro Piauí e pro Brasil! Um capítulo importante da nossa história que merece ser relembrado e levado ao público", finaliza Novo. 

Fábio Novo anuncia entrega de nova etapa da reforma do Monumento Heróis do Jenipapo

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES