Por Sávia Barreto
O deputado B.Sá (Progressistas) respondeu às críticas que o também deputado Flávio Jr (PDT) fez com relação a um projeto do progressista na área do turismo. “Com todo respeito, mas acho que o deputado não entendeu a essência do projeto de lei”, frisou B.Sá.
O imbróglio começou porque o progressista apresentou projeto de lei criando quatro polos turísticos no Piauí. Flávio Júnior (PDT), que reassume a Secretaria do Turismo, disse que a proposta é inócua, já que os polos já são existentes e reconhecidos pelo Ministério do Turismo (Mtur). Os polos são Teresina, Oeiras, São Raimundo Nonato e o Delta do Parnaíba.
“Nada impede de corroborar com o que foi proposto pela União. É uma proposição complementar, dando ao Estado do Piauí autonomia para decidir o que é prioritário no turismo local”, justificou B.Sá em réplica a Flávio.
Segundo o progressista, o projeto de sua autoria pretende traçar estratégias para alavancar o turismo em regiões polos que possam receber o turista de maneira adequada, com a participação conjunta do Estado e dos municípios dispondo de uma infraestrutura mínima: comunicação; estradas; abastecimento de água; segurança e saúde . “Estas sao responsabilidades que não podem ser repassadas para a União. E o que é mais importante, investimento maciço e permanente na divulgação”.
B.Sá vai além: “Estamos anos luz atrás dos estados vizinhos, estes perceberam há muito tempo que esse tipo investimento dá retorno, sim. Se esperarmos a promoção/ divulgação do Governo Federal o Estado do Piauí ficará esquecido”, pontuou.