Por Sávia Barreto
Quem acompanha política internacional sabe que o Mercosul, bloco econômico sul-americano, está ganhando mais espaço com o acordo recém-firmado com a União Europeia. Agora, preparem-se para uma espécie de “MercoNordeste”. A coluna apurou quais as três propostas que o governador Wellington Dias (PT) vai levar para o Fórum de Governadores do Nordeste no próximo dia 21 de agosto, em Teresina. As iniciativas, caso tiradas do plano das ideias e colocadas em prática, irão reafirmar o Nordeste como bloco comercial cada vez mais independente do Governo Federal. E com potencial para crescer fora das fronteiras nacionais.
Dias quer transformar a Universidade Aberta do Piauí em Universidade Aberta do Nordeste; criar um Fundo de Investimento do Nordeste que irá financiar negócios e empreendedores que queiram investir na região e, por fim, implementar uma rede de comunicação Nordeste, unindo todas as TV e rádios públicas da região em uma programação que destaque as potencialidades de cada estado. As propostas do governador Wellington Dias visam transformar o Nordeste em uma espécie de bloco econômico para fazer negociações internacionais.
FOCO NA COMUNICAÇÃO
Mas não para por aí. Além disso, o secretário estadual de Comunicação, Alisson Bacelar, vai acompanhar Dias no encontro do Consórcio Nordeste em Salvador na próxima segunda-feira e deve trazer para Teresina o primeiro Encontro dos Secretários de Comunicação do Nordeste, que também deve acontecer em agosto. Bacelar tem vasta experiência e estudos aprofundados na área de Assessoria de Imprensa. O encontro dos secretários deve afinar as estratégias de comunicação do grupo, que tem sido uma antítese política do governo Jair Bolsonaro.