Por Arimatéa Carvalho
O Museu "Casas de Amarante", formado por 8 casas históricas requalificadas, foi inaugurado na sexta-feira (17) na cidade histórica berço do poeta Da Costa e Silva.
"Por aqui a primeira parada é na escadaria do Alto da Costa e Silva, que recebeu uma intervenção artística do grupo Cactus. Depois seguimos pelo centro histórico para visitar a casa da música, a casa dos azulejos e seu quarto dos anos 30, o museu do Divino, a botica mais antiga do Piauí e a casa do poeta Da Costa e Silva que ganhou um jardim com seus poemas", enumera o secretário estadual de Cultura, deputado estadual Fábio Novo (PT).
"O projeto em parceria com a prefeitura é um presente do Governo do Estado para os 150 anos de Amarante e será coroado em dezembro com a inauguração do Museu das Letras do Piauí que será abrigado na Casa da Odilon Nunes. Anotem: Amarante será a Paraty piauiense!", disse.
Novo agradeceu ao governador Wellington Dias, ao secretário Rafael Fonteles, prefeito Diego Teixeira, professor Paulo Vasconcelos e ao grupo Parnaiba, que patrocinou toda a ideia através da Lei Estadual de Inventivo à Cultura.
CIRO E FÁBIO
"Obrigado ainda ao ministro Ciro Nogueira e à deputada federal Iracema Portela pelo reconhecimento do nosso trabalho", completou Novo.
Em seu discurso na inauguração, Ciro disse que é adversário do governo W. Dias, mas não podia deixar de reconhecer o trabalho destacado de Fábio Novo na cultura.