José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Lista de Colunas

Prefeito francês que acolheu atletas brasileiros, pode virar primeiro-ministro

Elogiado por muitos o então prefeito, tornou-se agora conhecido nacionalmente após a acolhida espetacular que dedicou aos atletas olímpicos do mundo inteiro

Em março deste ano, quando recebeu o presidente francês Emmanuel Macron no Palácio do Planalto, o Presidente Lula, ao assinar declaração conjunta visando futuras relações, declarou que a união entre França e Brasil representa “a ponte entre o Sul Global e o mundo desenvolvido”. E colocou sua fé que o diálogo entre os dois países será fundamental na superação das desigualdades estruturais e na construção de um planeta mais sustentável.

relação brasil e frança

Após verificarmos que as relações entre o presidente francês e o dirigente brasileiro têm melhorado bastante, numa convergência que pode ajudar no convencimento de outras nações para temas essenciais e estratégicos como combate à fome, equilíbrio ecológico e o estabelecimento de paz no mundo, surge agora um novo e interessante aliado no fortalecimento dessas relações construtivas entre essas duas nações.

Trata-se de Karim Bouamrane, socialista de 51 anos, prefeito de Saint-Ouen, uma cidade que fica a apenas 9 quilômetros de Paris, com ligação direta com a capital francesa por duas linhas de metrô. Por sua vontade pessoal e pelas medidas de preparação que adotou nesse objetivo, sua cidade acolheu atletas de todo o mundo, mas com um tratamento especial aos brasileiros, agora durante as Olimpíadas que acabaram de acontecer naquele país.

futuro primeiro-ministro

E qual é a importância - além do carinho especial que ele demonstra ter pelo Brasil -, que o prefeito Karim Bouamrane tem nessa história? É que seu nome passou a ser reiteradamente citado como forte aposta para ocupar o cargo de Primeiro-Ministro, no lugar de Gabriel Attal, após as tumultuadas eleições recentemente realizadas na França, que quase permitiram a vitória da extrema direita.

Elogiado por muitos, Karim, embora prefeito de uma pequena cidade, tornou-se agora conhecido nacionalmente, sobretudo após a acolhida espetacular que dedicou aos atletas olímpicos do mundo inteiro, transformando a cidade num ambiente olímpico jamais visto. Ele tem sido destacado pela imprensa internacional como o melhor perfil da nova esquerda francesa e ganhou uma manchete do diário alemão “Die Welt” como “o Obama do Sena”. Foi membro do Partido Comunista durante 20 anos e em 2014 ingressou no Partido Socialista. Foi eleito prefeito de Saint-Ouen em 2020, para um mandato de sete anos.

Quando foi procurado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, há quatro anos, que buscava um lugar próximo à Vila Olímpica para montar sua base de treinamento e acolhimento para a delegação brasileira, o prefeito viu ali a oportunidade de alavancar a visibilidade de sua cidade. Como conhecia o Brasil e tinha enorme admiração por alguns de seus ícones esportivos, artísticos e culturais, Karim Bouamrane abraçou literalmente a ideia.

parceria

Em recente entrevista, ele declarou que sonha em ter o Brasil como principal parceiro da França. Admirador do ex-jogador de futebol brasileiro Sócrates, de quem tem uma foto em seu gabinete e a quem recentemente deu seu nome a uma rua da cidade, inaugurada com festa e a presença de Raí, esse prefeito, que pode virar Primeiro-Ministro francês, é admirador de Chico Buarque, Djavan, Gilberto Gil, Seu Jorge, do rapper Sabotagem e do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil.

Ele é enfático ao dizer que o “Brasil é uma das maiores nações do mundo em diversos planos e foi um momento determinante para nós quando fechamos essa primeira parceria”. Ele já mantém parceria no campo esportivo com a Prefeitura do Rio de Janeiro e deseja que empreendedores e toda uma geração de jovens franceses possam se instalar no Brasil, ou, inversamente, que brasileiros levem para a França suas experiências e empreendedorismo.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES