O que você faria se tivesse mais um dia livre do trabalho na semana, além do sábado e domingo? Já parou para pensar?
Mais de um século desde a adoção da semana de cinco dias de trabalho pelo americano Henry Ford, que virou regra no mundo todo, um novo modelo sistemático está chegando.
Com a inovação do trabalho híbrido por muitas empresas durante a pandemia, trabalhar apenas quatro dias por semana se tornou uma possibilidade para alguns trabalhadores em países que começam a testar a ideia de reduzir horas de serviço para ganhar produtividade, por mais contraditório que isso possa parecer.
Dentro desse sistema semanal estão os países Reino Unido, Japão, Bélgica, Nova Zelândia e Portugal.
O ganho sobre a carga horária influência na aplicação de metas, melhoria de raciocínio, além de disponibilizar folgas para hobbies dos funcionários, cooperando na saúde mental. Em 10 anos, o número de trabalhadores que procuraram auxílio psicológico cresceu 250%, indica levantamento da Optum - consultoria que oferece às empresas soluções completas de gestão da saúde mental e bem-estar dos funcionários.
A carga horária aplicada semanalmente em algumas empresas é 44 horas, e no projeto será reduzida em 32 horas. Vale ressaltar que mediante as alterações exige um planejamento prévio com atenção à legislação trabalhista e à cultura organizacional.
No Brasil, algumas empresas estão aderindo a inovação, setores de tecnologias como Crawly, NovaHaus, Winnin, AAA Inovação, Gerencianet e Eva Benefícios.