BNDES tem melhor avaliação de toda a série histórica, aponta o Datafolha

Os resultados, os melhores desde o início da série histórica em 2015, indicam uma crescente associação do banco com aspectos positivos

Avalie a matéria:

Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, a pedido do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), revelou que o Banco é amplamente reconhecido pela população brasileira como uma instituição promotora do desenvolvimento nacional e geradora de empregos. Os resultados, os melhores desde o início da série histórica em 2015, indicam uma crescente associação do banco com aspectos positivos, como desenvolvimento empresarial, infraestrutura e geração de empregos.

Segundo o instituto de pesquisa, o percentual de entrevistados que relaciona a instituição à promoção do desenvolvimento alcançou 54%, subindo 7 pontos percentuais em comparação com 2022, o melhor resultado desde que a pesquisa passou a ser contratada, em 2015. Dos entrevistados, 95% associaram a atuação do BNDES a impactos positivos na economia.

Além disso, de acordo com o Datafolha, os índices Favorabilidade, Confiança e Advocacy entre os que conhecem o BNDES também alcançaram os melhores resultados históricos, com 82% dos entrevistados com a impressão positiva do banco (Favorabilidade), com 73% manifestando confiança alta ou muito alta no BNDES, e índice de Advocacy de 43 (percentual de pessoas que falariam bem do Banco menos percentual de pessoas que falariam mal do Banco). Com esses resultados, o índice de Favorabilidade aumentou 5 pontos percentuais, o de Confiança 7 pontos percentuais, e o saldo do índice Advocacy, 11 pontos, em relação à pesquisa anterior.

A pesquisa também mostrou que a percepção dos brasileiros sobre a atuação ética e responsável da instituição aumentou 18 pontos percentuais em 2023, assim como sobre a divulgação contínua de informações – transparência, que subiu 17 pontos percentuais, os melhores resultados nos últimos anos.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou a importância dessa percepção positiva e enfatizou os esforços do banco em promover transparência e ética em suas operações. Mercadante lembra que o BNDES, que já foi acusado de ser uma caixa-preta, alcançou, no ano passado, o nível de excelência em transparência no ranking da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e, agora, é reconhecido pela população.

“É o resultado do trabalho de profissionais altamente qualificados do BNDES, que resgatou o papel histórico do banco de fomento ao desenvolvimento do país, com reconhecimento da sociedade brasileira”, completou.

A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de novembro e 15 de dezembro de 2023 e respondida por 2.020 brasileiros, com 18 anos ou mais, das classes ABC, com renda familiar mensal acima de dois salários-mínimos e conhecimento mínimo sobre o BNDES.

Leia Mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES