Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Tragédia aérea que matou toda a equipe do Torino ainda é trauma na Itália

Fundado em 1906, o Torino FC conquistou seu primeiro Campeonato Italiano na edição de 1927/1928

Numa data igual à de hoje, em 4 de maio de 1949, há 73 anos, portanto, o mundo via desaparecer toda a equipe de futebol do Torino, time glorioso, que era no momento o tetracampeão da Itália e apontado por todos como o melhor da Europa. Todos morreram quando o avião em que viajam caiu. Com isso, metade da formação da seleção italiana de futebol também desapareceria para sempre.

Fundado em 1906, o Torino FC conquistou seu primeiro Campeonato Italiano na edição de 1927/1928.

Quinze anos depois, durante a II Guerra, montou seu time mais famoso. Conquistou o scudetto em 1942/1943 e, apesar de o torneio ter sido interrompido pelas batalhas nas duas temporadas seguintes. 

Tragédia aérea que matou toda a equipe do Torino ainda é trauma na Itália - Foto: Reprodução/Internet

O Grande Torino, como era conhecido o esquadrão vinho de Turim, desapareceu em um trágico acidente de avião quando voltava de um amistoso contra o Benfica em Portugal. A Tragédia de Superga jamais foi superada pelos italianos. E, como em uma cicatriz de um machucado, intensificou ainda mais a relação de uma cidade com um clube.

Com a visibilidade do piloto debilitada por conta de um forte nevoeiro, o avião, que decolara de Lisboa, com escala em Barcelona, quando se aproximava de Turim se chocou contra uma parede da Basílica de Superga, no alto de uma colina na cidade: 31 pessoas que estavam no aparelho perderam suas vidas. Mas as consequências do acidente foram muito mais profundas do que isso. Destruiu famílias, acabou com uma seleção, marcou um clube e mudou para sempre o futebol italiano.

Tragédia aérea que matou toda a equipe do Torino ainda é trauma na Itália - Foto: Reprodução/Desastresaereosnews

Destruída pela Segunda Guerra Mundial, a Itália viu no futebol o grande refúgio para suas frustrações. Mais do que isso. Era este o grande motivo da alegria de milhares de pessoas que se viam à beira da devastação causada pela fome e a falta de perspectiva com o futuro.

É neste contexto que, comandado por Valentino Mazzolla, o Torino encantava o país. Diferentemente do futebol jogado na Itália, os touros tinham preferência pelo jogo ofensivo e por isso atraíram a atenção do público. Estratégia marcada por esse estilo de jogo era o chamado "os 15 minutos do (estádio) Filadélfia", quando o time atacava o adversário por 15 minutos de maneira avassaladora. Com muita velocidade, a equipe imprimia um ritmo insano que encantava seus torcedores.

Tamanho domínio pode ser visto nas conquistas do Torino nesta época. O clube foi pentacampeão italiano, sendo quatro vezes seguidas (de 1945/46 a 1948/49), o último título dado pela Federação Italiana em homenagem aos falecidos no acidente. Em 1943, o clube se tornou o primeiro time a ganhar o campeonato e a copa em uma mesma temporada.

Quem se aproveitou do sucesso da esquadra de Turim foi a seleção italiana. Em 1947, em uma partida contra a Hungria, dez dos 11 titulares da Azzurra eram do Torino. A seleção, que tinha como base o clube grená, acabou enfraquecida na Copa do Mundo de 1950 após o acidente aéreo, quando perdeu seu principais jogadores. Na Itália, muitos falam que apenas o céu conseguiu parar esse time que nenhuma equipe italiana foi capaz de segurar.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES