No dia 31 de março de 1889, há exatos 130 anos, Paris, a “ Cidade Luz”, via ser inaugurada a Tour Eiffel, hoje transformada no monumento mais visitado a cada ano em todo o planeta.
Seu nome é uma homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.
Possui 324 metros de altura e fica cerca de 15 centímetros mais alta no verão, devido à dilatação térmica do ferro. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova Iorque, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, é a segunda estrutura mais alta do país, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004.
A torre tornou-se o símbolo mais proeminente de Paris e da França, sendo parte de cenários de filmes que se passam na cidade. Seu estatuto de ícone é tão determinado que ainda serve como um símbolo para todo o país, como quando a torre foi usada como o logotipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.
Entre os monumentos mais importantes de todo o mundo, a Torre Eiffel figura como em primeiro lugar, a julgar pelo número anual de visitantes.
Fica à frente da Estátua da Liberdade, em Nova York ; do Coliseu, em Roma, Itália; do Empire State Building, em Nova York e do Big Ben, em Londres, na Inglaterra.