Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Torre Eiffel chega aos 133 anos, como o monumento mais visitado no mundo

Foi nesta data, em 6 de Maio de 1889, aí decorridos 133 anos, que a Torre Eiffel foi oficialmente aberta ao público durante a Exposição Universal

Foi nesta data, em 6 de maio de 1889, aí decorridos 133 anos, que a Torre Eiffel foi oficialmente aberta ao público durante a Exposição Universal em Paris. Desde a ousadia da construção, com foi apresentada ao público, Eiffel se transformaria num ícone mundial de atração turística, ponto obrigatório de visitação para quem sonha em ir a Paris. É um dois locais mais visitados em todo o mundo. A Torre Eiffel, embora tenha sido inaugurada em 31 de março de 1899, e construída em honra do Centenário da Revolução Francesa, só seria aberta à visitação pública em 6 de maio.

A ideia inicial era que a Torre Eiffel seria uma estrutura temporária, a ser desmontada, mas a grandiosidade com que foi concluída levou à correta decisão de mantê-la permanente, rompendo os séculos.

Calcula-se que certa de 7,5 milhões de turistas visitam a Torre Eiffel todos os anos, sendo 75% de estrangeiros, o que a torna o monumento mais visitado em todo o planeta Terra.

Torre Eiffel chega aos 133 anos, como o monumento mais visitado no mundo - Foto: Reprodução/Internet

Toda essa ideia que resultou na Torre Eiffel começou com competição de design arquitetônico para um monumento, com mais mais de cem designs inscrevendo seus trabalhos para o concurso. O comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel, que levaria seu nome torre, constituída na sua apresentação por uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem.

O objetivo era abrigar a Exposição Universal do Centenário. A primeira exposição universal da História ocorreu, anos antes, em Londres em 1851. Seu tema era o trabalho das indústrias de todas as nações. Atualmente existe um órgão internacional, criado em 1828, responsável pela organização destas exposições, o Bureau International des Expositions.

A exposição universal de 1889 não foi a primeira exposição internacional em território francês, mas ficou famosa, dentre outras muitas razões, pelo tema da exposição, pela celebração do centenário da República, ou da Revolução francesa, e principalmente pela construção deste que será o símbolo da capital francesa: a Torre Eiffel.

Desde sua construção a Torre fascinou os parisienses causando muita polêmica. Ela deveria ser desmontada logo após o término da exposição, mas felizmente seu construtor, Gustave Eiffel, conseguiu uma autorização para que ela permanecesse no Champs de Mars. A torre Eiffel era a entrada da exposição, que contava com outras instalações, como o imponente Palácio das indústrias, a galeria das máquinas, o palácio dos engenheiros e o Palácio das Belas Artes, além de um Grande Domo Central e uma fonte. Nesse espaço também foi construído o Palácio do Trocadéro, demolido e substituído pelo “Palais de Chaillot” construído para a exposição de 1837.

Com seus 317 metros de altura, possuía 7300 toneladas quando foi construída, sendo que atualmente deva passar das 10000, já que são abrigados restaurantes, museus, lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía na época de sua construção.

Torre Eiffel chega aos 133 anos, como o monumento mais visitado no mundo - Foto: Reprodução/Internet

Os números da Torre Eiffel impressionam:

Hoje, a torre tem 324 metros. No projeto original, ela tinha 312 metros de altura.

A Torre Eiffel possui 1.710 degraus. Quando foi inaugurada, Gustavo Eiffel subiu todos os degraus pela escada.

A estrutura metálica pesa 7.300 toneladas. No total, a Torre Eiffel pesa 10.100 toneladas.

Ao todo, foram usados 2.5 milhões de parafusos na construção.

A Torre Eiffel possui 20 mil lâmpadas cintilantes.

Quando venta forte, o topo da torre pode oscilar até 18 cm.

Símbolo francês e vitrine de Paris, a Torre Eiffel recebe anualmente 7 milhões de turistas (cerca de 75% são estrangeiros), tornando-se o monumento pago mais vistado do mundo.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES