Em 19 de março de 1953, a cerimônia de entrega do Oscar pela Academia foi pela primeira vez na história transmitida ao vivo pela televisão.
Embora a transmissão tenha sido feita apenas para os Estados Unidos e Canadá, atingindo à época um número limitado de telespectadores, o fato em si tornou-se de grande significado histórico, firmando um divisor de águas na performance do mais importante prêmio de cinema do mundo.
O prêmio de melhor filme foi para O Maior Espetáculo da Terra.
Gary Cooper foi escolhido o melhor ator pelo papel em Matar ou Morrer e Shirley Booth levou o prêmio de melhor atriz por sua atuação em A Cruz da Minha Vida.
Frank Sinatra recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, por A Um Passo da Eternidade e John Ford foi escolhido o melhor diretor pelo filme Depois do Vendaval."
Nessa 25ª cerimônia de entrega dos em Los Angeles, atuaram como mestres de cerimônias Bob Hope (em Hollywood), Conrad Nagel (Mestre de Cerimônias) e Fredric March (em Nova York).
Premiação Cinematográfica.
Foi a primeira cerimônia a televisionada e também a primeira a ocorrer em duas cidades simultaneamente: Hollywood e Nova York. Também foi o único ano em que as cerimônias de Nova York foram realizadas no NBC International Theatre, em Columbus Circle, que pouco tempo depois foi demolido e substituído pelo New York Coliseum.