Morreram Todos os 87 passageiros e tripulantes do voo LOT Polish Airlines 007, que caiu perto do Aeroporto de Okesie, na Polônia, em 14 de março de 1980. Entre os mortos, estava a cantora polonesa Anna Jantar, o etnomusicologista norte-americano Alan P. Merriam, seis estudantes polacos voltando para casa depois de uma conferência na AIESEC em Nova Iorque e um contingente de 14 integrantes da equipe de boxe amador dos EUA.
O acidente foi causado pela desintegração de um dos discos de turbina em um dos motores do avião, levando a uma falha no motor não acumulada. O disco da turbina mais tarde foi encontrado com defeitos de fabricação.
De acordo com os médicos que chegaram ao local, muitos passageiros aparentemente estavam dormindo quando o avião caiu, mas alguns deles - incluindo muitos dos boxeadores - estavam supostamente conscientes de que estavam prestes a explodir, enquanto eles seguravam seus assentos tão fortemente que, no impacto, os músculos e os tendões nos braços ficaram cortados. Alguns relatórios sugeriram que alguns dos boxeadores realmente sobreviveram ao acidente e se sufocaram no fosso, mas nenhuma evidência para isso foi apresentada.
Por coincidência irônica, no momento em que o "Kopernik" caiu, uma conferência sobre melhorias na segurança aérea foi realizada no Aeroporto de Okęcie, a menos de um quilômetro de distância.
Em um giro do destino, Ryszard Chmielewski, o engenheiro de voo, estava programado para voar para Varsóvia naquele dia; mas ele sofria de jet lag e descanso insuficiente após o voo anterior, ele mudou de turno com um de seus colegas e saiu de Nova Iorque um dia depois. Sete anos depois, como engenheiro de vôo e instrutor, monitorando o progresso do engenheiro de voo Wojciech Kłossek, ele estava a bordo do Voo LOT 5055, que caiu matando todas as 183 pessoas a bordo.
Em outro toque de sorte, o futuro campeão mundial de pesos pesados e peso cruiser Bobby Czyz foi reservado para estar no voo como parte da equipe amadora americana acima mencionada. No entanto, devido a um acidente de carro na semana anterior, ele ficou ferido e não fez a viagem.[2] Além disso, o boxeador Sal Cenicola feriu seu ombro direito nas semanas que levaram o voo e não fez a viagem por causa de seus ferimentos.