Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Quando pousou e abriu as portas, avião da Air Canadá pega fogo e 23 morrem

Essa ocorrência se deu no dia 2 de Junho de 1983, e foi um dos casos mais inusitados da aviação comercial do mundo

Quando as portas do McDonnell Douglas DC-9, uma antiga aeronave bimotor a jato de médio porte, que operava o voo Air Canadá 797, entre Dallas, nos Estados Unidos, e Montreal, no Canadá, pousou no Aeroporto de Cincinnati e abriu as portas para que os passageiros desembarcassem, o calor do fogo que começou atrás do lavatório da aeronave atritou com o oxigênio fresco que entrou pelas portas abertas, e aí começou a espalhar uma fumaça tóxica que tomou conta do interior e resultou na morte de 23 passageiros.

Avião pegou fogo logo após pousar e matou 23 pessoas 

Essa ocorrência se deu no dia 2 de Junho de 1983, e foi um dos casos mais inusitados da aviação comercial do mundo.

O foco de incêndio dentro do lavatório foi detectado quando o avião ainda estava no ar. Por conta disso, o comandante do voo, seguindo orientações, resolveu desviar o avião para o aeroporto internacional de Cincinnati, para fazer um pouso de emergência e tentar sanar o problema. Mas ninguém contava com essa fatalidade.

Noventa segundos depois que o avião pousou e as portas foram abertas, o calor do fogo atritou com oxigênio fresco das abertas as portas de saída, criando-se o que se chama de flashover e interior do avião imediatamente ficou envolvido em chamas.

Avião foi consumido pelas chamas 

O fogo se espalhou do lavatório para outras partes do avião, queimando cabos elétricos, o que foi crucial para desativar mais componentes da instrumentação no cockpit, forçando o avião a desviar para o Aeroporto Internacional de Cincinnati / Northern Kentucky .

O acidente tornou-se um divisor de águas para os regulamentos de aviação global, que foram alteradas na sequência do acidente para fazer aviões mais seguros. Novos requisitos para instalar detectores de fumaça em banheiros, sinalizadores luminosos que marcam caminhos para saída das portas, e aumentou o rigor sobre combate a incêndios, intensificando-se os treinamentos e introduzindo-se novos e mais modernos equipamentos para a tripulação, tornando-se padrão em toda a indústria, enquanto regulamentos em matéria de evacuação também foram atualizados. Desde o acidente, tornou-se obrigatório para fabricantes de aeronaves para provar a sua aeronave poderia ser evacuados no prazo de 90 segundos após o início de uma evacuação, e os passageiros sentados em saídas sobre as asas agora são instruídos para ajudar em uma situação de emergência.

Fuselagem de aeronave foi levada para galpão

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES