Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Quadriciclo, precursor do automóvel, leva Ford às ruas pela 1ª vez

Eram duas horas da madrugada de 4 de junho de 1896, quando, debaixo de chuva, Henry Ford dirigiu seu primeiro automóvel pelas ruas de Detroit.

Foi no dia 04 de Junho de 1896 que Henry Ford, então com 32 anos, trouxe às ruas de Detroit, nos Estados Unidos, pela primeira vez, o protótipo daquilo que seria o primeiro automóvel da terra. O Quadriciculo, não tinha nenhum avanço mecânico em relação às carruagens de então, mas o fato de se movimentar sem ser puxado por cavalos, motivou de tal forma Ford que ele dedicaria todo seu tempo de vida a se tornar, de fato no pioneiro da indústria automobilística mundial. 

No caso do Quadriciculo, ele havia gasto todo o tempo livre no inverno anterior, auxiliado por Jim Bishop, desenvolvendo a máquina, uma típica “carruagem sem cavalos”.

Eram duas horas da madrugada de 4 de junho de 1896, quando, debaixo de chuva, Henry Ford dirigiu seu primeiro automóvel pelas ruas de Detroit. Na porta da casa, a esposa Clara observava a aventura do marido, protegida por um guarda-chuva, segurando uma lâmpada de querosene. À frente do automóvel, o assistente Jim Bishop, conduzindo uma bicicleta, rastreava o caminho para avisar eventuais pedestres ou condutores de charretes que um automóvel ganhava as ruas da cidade.

O Quadriciclo apresentava, porém, algumas soluções que já antecipavam a engenhosa simplicidade que Henry Ford aplicaria em seus veículos: o sistema de direção era comandado por uma alavanca recurvada no lugar do volante, e uma campainha doméstica colocada na frente do veículo foi a antecessora das atuais buzinas.

Logo após o primeiro “teste” com o Quadriciclo, Ford vendeu o carro, construindo outro em seguida, ainda sem publicidade ou grande conhecimento público. Os primeiros automóveis Ford eram extremamente simples: construídos sobre uma base de charrete, usavam pneus de bicicleta e motor de dois cilindros. O motor era um capítulo à parte. Construído de sucata, não custou muito mais que um dólar e tinha os cilindros feitos com um pedaço de cano de gás de uma polegada.

A ideia de fazer um automóvel, ou melhor, uma carruagem sem cavalos, já vinha amadurecendo na mente de Henry Ford desde que ele conhecera Charles B. King, um jovem e talentoso inventor radicado em Detroit, responsável pelo primeiro veículo movido a gasolina que Ford viu andar. Embora sem possuir o embasamento teórico de King e de outros empreendedores da época, Ford aproveitou suas imensas habilidades como mecânico e engenheiro operacional, além de seu entusiasmo e capacidade de desenvolver novos processos de engenharia e manufatura para fundar, poucos anos mais tarde a sua própria empresa, a Ford Motor Company.

Hoje, o Quadriciclo é a primeira peça em exposição no Henry Ford Museum, em Dearborn, sede mundial da Ford. Junto dele está exposto o carro lunar, com o qual o homem percorreu a superfície da Lua.

Na sequência de sua carreira de empreendedor, Henry Ford fundou a Detroit Automobile Company, empresa que faliu um ano e meio depois de iniciar suas operações. Aí começou a se interessar pelas competições automobilísticas, ainda incipientes na época. Montou alguns carros de corrida que ficaram famosos na história do automóvel: em sua primeira experiência, Ford derrotou Alexander Winton numa prova notável na pista de Grosse Point, em Michigan.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES