Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Por vingança, ex-funcionário de companhia aérea derruba avião e mata 43

O trágico acontecimento se deu em 7 de dezembro de 1987. O homem que causou a tragédia era um ex-funcionário da US Airways, a empresa mãe da Pacific Southwest Airlines

A queda da aeronave British Aeroespace 146, que operava o voo PSA 1771, entre Los Ângeles e São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos, deixou todos os seus 43 passageiros e tripulantes mortos. O acidente decorreu de um atentado cometido por David A. Burke, que tomou de assalto o avião,matou toda sua tripulação de cabine e derrubou a aeronave, nesse que foi um dos maiores acidentes premeditados da história 

O trágico acontecimento se deu em 7 de dezembro de 1987. O homem que causou a tragédia era um ex-funcionário da US Airways, a empresa mãe da Pacific Southwest Airlines, que realizava o voo e era dana da aeronave, tenmdo como motivação o fato de ele haver sido demitido após cvausar roubo na companhia. Como forma de vingança, matou a tripulação do voo ederrubou ao avião, matando assi, todos os demais ocupantes. Cinco tripulantes morreram antes da queda, incluindo os dois pilotos. 

N350PS, a aeronave envolvida, fotografada no Aeroporto Internacional de Los Angeles em 1986 - Imagem: Reprodução/Google

A USAir, empresa que realizava o voo, havia  comprado recentemente a Pacific Southwest Airlines (PSA). David A. Burke, um especialista em limpeza de aeronaves, foi recentemente demitido pela USAir por roubo de US$ 69 de recibos de cocktails no voo e também havia sido suspeitado de outros roubos, incluindo recibos totalizando milhares de dólares. Depois de se encontrar com Ray Thomson, seu gerente, em uma tentativa infrutífera de ser reintegrado, Burke comprou uma passagem no voo 1771 da PSA, um voo diário do Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX) para o Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO). Thomson era um passageiro no voo, que ele regularmente tomava para seu trajeto diário de seu local de trabalho em Los Angeles para sua casa na região de San Francisco. 

Usando suas credenciais de funcionários do USAir sem receita, Burke, armado com um revólver 44 Magnum carregado, no qual que ele havia emprestado de um colega de trabalho, conseguiu ignorar o ponto de controle normal de segurança do passageiro no Aeroporto Internacional de Los Angeles. Depois de embarcar no avião, Burke escreveu.

Depois de embarcar no avião, Burke escreveu uma mensagem em uma bolsa de ar. Não se sabe se ele deu a mensagem para Thomson para ler antes de atirar nele: "Olá Ray. Acho que é irônico que acabemos assim. Pedi alguma indulgência para a minha família. Lembre-se? Bem, não tenho nada e você não conseguirá nada".

 

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES