Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Mundo celebra nesta quinta (10), a ciência, pela paz e o desenvolvimento

Neste ano de 2022, o tema destaca as Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável

Neste 10 de Novembro celebra-se o Dia Mundial da Ciência, pela Paz e o Desenvolvimento, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo é ressaltar importante papel da ciência para a sociedade e a necessidade de incluir o público em geral nos debates do setor; objetivo é manter cidadãos informados sobre descobertas e avanços da ciência. A celebração ocorre desde o ano de 2001, quando o Dia foi instituído pela ONU.

Neste ano de 2022, o tema destaca as Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, numa etapa mundial em que o meio-ambiente ganha significado especial em razão do desequilíbrio enfrentado pela natureza e os riscos de aumento do aquecimento global, decorrência de devastação de ambientes naturais em todo o mundo. O papel dos cientistas é destacado para compreender um planeta formidável, mas também frágil, tornando as sociedades mais sustentáveis.

Mundo celebra hoje a ciência, pela paz e o desenvolvimento - Foto: Reprodução

O Dia Mundial da Ciência para Paz e Desenvolvimento é ainda uma oportunidade de mobilizar todos os atores para o tema, desde governos à mídia e a alunos em idade escolar.

A Unesco está respondendo à situação através de três pilares: a promoção da cooperação científica internacional, o acesso à água e apoiando a reconstrução ecológica.

A agência da ONU está organizando ainda uma mesa redonda para celebrar o Dia Mundial da Ciência e discutir o combate à Covid-19.

Desde que foi criado, em 2001, o Dia Mundial também ajudou a promover vários projetos e financiamento para programas de ciência em todo o mundo.

A data também fomenta a cooperação entre cientistas que vivem em áreas de conflito. Um exemplo é a criação da Organização de Ciência Israelense-Palestina, Ipso, apoiada pela Unesco.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES