Em 16 de Janeiro de 1984 o icônico cantor Michael Jackson recebeu nada menos do que sete prêmios por seu álbum Thriller, fato que o transformou no maior premiado por um único trabalho em todo o mundo da música, um reconhecimento conferido pela American Music Awards, uma premiação mundial da música norte-americana, criada por Dick Clark em 1973.
O AMA é uma premiação reconhecida muldialmente, ao lado das premiações Grammy e Billboard. Coincidentemente, Michael Jackson, ainda como strela-mirim, junto com Donny Osmond, participou da co-apresentação da primeira cerimônia de entrega do AMA em 1974.
Thriller, tornou-se o álbum mais vendido mundialmente de todos os tempos, é o sexto álbum solo de Michael Jackson, lançado em dezembro de 1982 pelo selo Epic Records e com a produção do talentoso Quincy Jones, que revolucionou a cultura pop dos anos 80, com seus singles bem executados nas rádios, videoclipes com mega-produções, acessórios no visual e passos introduzindo o “robot” e o “moonwalk”.
Thriller entrou para a história da música sendo o primeiro e único disco a ser mais vendido nos Estados Unidos por dois anos consecutivos (1983 e 1984), classificado pelo Guiness Book of Records como o ÁLBUM MAIS VENDIDO DE TODOS OS TEMPOS, além de ser um dos álbuns mais premiados em todo o planeta.
A data de 21 de fevereiro de 1983 foi marcante, pois Thriller alcançou o primeiro lugar entre os álbuns mais vendidos da parada americana e por lá permaneceu durante trinta e sete semanas consecutivas, tendo sete singles lançados dentre suas nove faixas. Nesse mesmo ano, é lançado o videoclipe da música “Thriller”, com 14 minutos de duração e um recorde de exibição no mundo todo, marcando a geração de muitos, que sentiam um misto de medo e fascinação em assistir a até então inovadora transformação de Michael Jackson em monstro e os zumbis dançantes.
Michael Jackson, celebrizado como ícone incomparável da música Pop, disputando espaço com o Rei do Rock, Elvys Presley, morreu em 25 de junho de 2009, em decorrência de uma causa de uma overdose de anestésicos e sedativos, quando contava apenas 50 anos de idade.
Ano passado, na passagem dos 10 anos de sua morte, recebeu homenagens de fãs em eventos programados durante o dia inteiro em lugares como a Calçada da Fama de Hollywood, onde o chamado rei do pop tem uma estrela, e o cemitério onde ele está enterrado, na Califórnia. Ao mesmo tempo, foi justamente neste ano, por causa do lançamento do documentário Deixando Neverland, em janeiro, que a imagem do cantor voltou a ser arranhada por acusações de abuso sexual de crianças.
A estrela de Jackson na Calçada da Fama de Hollywood continua atraindo uma multidão constante de turistas que fazem selfies, enquanto as lojas de suvenires próximas, os artistas de rua e os estúdios de tatuagens afirmam continuar fazendo bons negócios com a figura de Jackson. Do outro lado da rua, no Museu Ripley, uma estátua do cantor está estrategicamente colocada para atrair os turistas. Funcionários do Madame Tussauds também dizem que a estátua de cera de Jackson continua sendo uma grande atração.