Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Incêndios na Austrália matam 166 pessoas e mais de 1 bilhão de animais

Incêndios na Austrália matam 166 pessoas e mais de 1 bilhão de animais

No dia 09 de Fevereiro de 2009 as autoridades australianas anunciaram um balanço acerca do número de pessoas mortas em decorrência dos seguidos incêndios que se alastram sobre a Austrália desde setembro de 2008. A quantidade de pessoas que perderam  a vida foi apontado como sendo de pelo menos 166. 

Os estragos materiais ainda são incalculáveis e o número de animais mortos passa de um bilhão.

O fogo nas florestas, também atingindo áreas residenciais, foi devastando o sudeste do país, segundo um novo balanço divulgado nesta segunda-feira pela polícia.

Ecologistas da Universidade de Sydney, na Austrália, estimam que somente nessa região de uma das cidades mais importantes da Austrália, morreram cerca de 480 milhões de animais – incluindo mamíferos, pássaros e répteis – morreram em decorrência dos incêndios florestais que assolam o país desde setembro. Milhares de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas e, até o momento, 17 mortes humanas foram confirmadas. Cerca de 4 milhões de hectares foram destruídos pelas chamas.

Os coalas foram uma das espécies mais atingidas pelas chamas. A ministra do Meio Ambiente, Sussan Ley, disse em uma entrevista para a rádio ABC, que 8.000 foram mortos, o que abrange 30% da população desses animais em Nova Gales do Sul, o Estado australiano que mais sofre com os incêndios.

Vídeos e fotos de animais correndo por suas vidas ou pedindo água à humanos tomaram as redes sociais da Austrália. Em um vídeo publicado pela imprensa local, cangurus são avistados fugindo às pressas das chamas que se alastravam rapidamente. Em outro, bombeiros dão água a um coala sedento em uma área próxima do fogo.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES