Um incêndio que se tornaria em pouco tempo incontrolável, ocorrido num centro comercial, um shopping center na cidade russa de Kemerovo deixou pelo menos 64 pessoas mortas, dentre elas nove crianças. O incêndio ocorreu num domingo, em 25 de março de 2018. O número de vítimas aumentaria para 74, pois 10 corpos tidos como desaparecidos foram recolhidos nos dias seguintes.
O incêndio no complexo Winter Cherry começou por volta das 16h (7h de Brasília). Cerca de 300 socorristas foram acionados, e mais de 110 pessoas foram retiradas do prédio. Até a manhã seguinte, na segunda-feira, equipes de emergência ainda trabalhavam para retirar os escombros do terceiro andar do edifício, onde começou o incêndio. Kemerovo fica a 3.600 quilômetros de Moscou.
O fogo foi controlado à noite, segundo o ministério russo de Situações Emergenciais. O órgão acrescentou que 300 socorristas e bombeiros foram ao local.
Segundo a agência de notícias Interfax, uma autoridade local não identificada disse que a principal teoria sendo considerada é de que o incêndio foi provocado por um curto-circuito elétrico. Entretanto, o vice-governador da região, Vladimir Chernov, disse no domingo que o fogo começou quando uma criança colocou fogo na espuma de um trampolim da área recreativa infantil usando um isqueiro.
Uma investigação por "violação das normas de segurança que levou à morte por imprudência" foi aberta, segundo o Comitê de Investigação Russo. Dentre as evidências, está o fato de que um segurança teria desligado o sistema de alto-falantes, e que saídas de emergência não estavam disponíveis durante a fuga em massa.
"Violações sérias da lei ocorreram quando o shopping estava sendo construído e em seu funcionamento. As saídas de emergência estavam bloqueadas", relatou a porta-voz Svetlana Petrenko.
Segundo agências de notícias russas, quatro pessoas foram detidas, incluindo o diretor da companhia que gerencia o centro comercial e o dono do complexo. No terceiro andar do shopping ficava o centro de entretenimento, que contava com cinemas, espaço de brinquedos para crianças e até mesmo um zoológico com cerca de 200 animais, como cabras e porquinhos-da-índia — acredita-se que todos tenham morrido. O fogo destruiu mais de mil metros quadrados do complexo, segundo a imprensa russa. Socorristas indicaram que cerca de 120 pessoas foram retiradas. Os bombeiros combateram as chamas por cerca de 17 horas.
O presidente Vladimir Putin emitiu condolências pelas perdas, anunciou o Kremlin. Em nota, o Itamaraty afirmou que o governo brasileiro "apresenta suas condolências às famílias das vítimas, expressa seus votos de pronta recuperação aos feridos e sua solidariedade ao povo e ao governo da Federação da Rússia".