O dia 25 de janeiro foi adotado como o da fundação da cidade de São Paulo, tendo por referência a criação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero da maior capital brasileira.
No dia 25 de janeiro de 1554, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o colégio que seria o centro de educação e formação dos indígenas para se adequarem ao modo de vida dos jesuítas.
A cidade de São Paulo recebeu este nome em homenagem ao apóstolo Paulo. De acordo com a tradição católica, ele teria se convertido ao cristianismo no dia 25 de janeiro, dia de festa para a Igreja Católica. Assim, neste mesmo dia foi celebrada a missa de fundação do Colégio dos Jesuítas.
O grande boom econômico e demográfico da região de São Paulo aconteceu graças ao ciclo do café. Transformou-se no polo de maior industrialização do país e a cidade de maior população na América do Sul.
Todos os anos, a prefeitura da cidade de São Paulo promove várias atrações para celebrar o seu aniversário, em todas as regiões da metrópole.
Shows ao vivo, exposições artísticas, circuitos culturais são alguns dos exemplos de programas que os paulistanos e turistas podem experimentar durante os dias festivos do aniversário de São Paulo (normalmente entre os dias 23, 24 e 25 de janeiro).
Algumas pessoas aproveitam esta data para realizar atividades de conscientização sobre os problemas sociais, ambientais e de infraestrutura que a capital paulista enfrenta. A escassez de água potável e a poluição do ar são alguns exemplos dessas crises.