No dia 21 de julho de 1951, há portanto 68 anos, nasceu aquele que se transformaria num dos maiores e mais admirados atores de cinema, o talentoso e carismático Robin Williams.
Vencedor de muitos prêmios e famoso pelos inúmeros personagens engraçados, em filmes memoráveis, era curioso que o maior prêmio de sua carreira seja num papel dramático. Reconhecido mundialmente pelo humor e capacidade de improviso, é dele que vem a sua origem como ator, pois quando era pequeno criava vozes para se distrair e, mais tarde, foi incentivado a investir no segmento pelo professor de teatro.
Robin Williams morreu aos 63 anos de idade, em 11 de agosto de 2014.
Esse descendente de galeses e escoceses, quando era jovem, era muito gordo. Para se distrair passou a fazer imitações. Na época da escola foi eleito o Mais Engraçado e o Menos Provável de se dar bem na vida. Quem pensou nisso haveria de se dar mal nas suas previsões, pois o sucesso de Robin Williams foi simplesmente extraordinário.
Dentre maravilhosos filmes que protagonizou, estão “Bom Dia Vietnã”, que se não é o melhor, esse é um dos mais marcantes papéis da vida de Robin Williams. Bom Dia Vietnã mostra o ator na pele de um irreverente DJ que serve ao exército americano e começa a mudar as coisas no acampamento em que está alojado, pois ele comanda a central de rádio do serviço militar;
“Uma Babá Quase Perfeita”, é um dos clássicos indiscutíveis de sua carreira.
Uma Babá Quase Perfeita mostrou o poder da comédia e do drama da performance do ator na mesma medida. No filme ele interpreta Daniel Hillard, um sujeito que se veste de mulher para ficar mais perto dos filhos. Chris Columbus é o diretor;
“Patch Adams - O Amor é Contagioso”, aqui carisma de Robin Williams foi levado ao hospital na pele de Patch Adams - O Amor é Contagioso. Baseado em fatos, o filme mostra o nada ortodoxo método de tratamento do médico Patch Adams, que usava a alegria e o bem estar como forma de curar os pacientes;
“Gênio Indomável”
Ao lado de de Matt Damon e Ben Affleck, Robin Williams protagonizou um dos filmes mais premiados de 1997. Gênio Indomável é dirigido por Gus Van Sant e tem Williams no papel do professor Sean Maguire, que vê no personagem de Damon um estudante rebelde e genial.
“Sociedade dos Poetas Mortos
Para muitos, esse é o filme mais marcantes da carreira de Williams. Nele, o ator intepreta o professor John Keating, um sujeito que inspira seus alunos a viver de poesia e amor. "Carpe Diem", dizia Maguire. Certamente esse é um dos longas com o melhor discurso de encerramento da carreira dele.
Da comédia ao drama, Robin Williams conquistou Oscar e outros prêmios.&
Ator ganhou Oscar de ator coadjuvante por "Gênio indomável" em 1997. Entre seus maiores sucessos está a comédia 'Uma babá quase perfeita'.