Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Europeus fazem festa para comemorar a queda do Muro de Berlim

O muro foi, de fato, mais um processo de constante tensão entre os dois países do que um conflito aberto.

Avalie a matéria:

No dia 9 de novembro de 1989, há 30 anos, portanto, chegava ao fim o Muro de Berlim, um marco inaugurado em 13 de Agosto de 1961, e que durante 28 anos separou ao meio a capital alemã, constituindo-se no símbolo mais expressivo da chamada guerra fria que colocava em lados apostos o mundo comunista do mundo democrata.

Mesmo tornando-se símbolo da Guerra Fria, nunca existiu um conflito direto entre União Soviética e Estados Unidos, os dois grandes adversários desse confronto. O muro foi, de fato, mais um processo de constante tensão entre os dois países do que um conflito aberto.

O muro dividia a cidade em duas áreas distintas: Berlim Oriental e Berlim Ocidental. Berlim Oriental era a capital da República Democrática Alemã (RDA) e ficava sob a influência da URSS. Berlim Ocidental era controlada pela República Federal Alemã (RFA), tendo Bonn como capital, e estava na esfera de influência dos Estados Unidos.

O sistema de barreiras tinha como objetivo evitar a fuga de cidadãos da parte oriental para a ocidental. Após a divisão da cidade, cerca de 2 milhões de pessoas deixaram o lado oriental, descontentes com os resultados econômicos e sociais, resultantes de plano implantado sob o modelo soviético.

Com a queda do Muro de Berlim, a Alemanha dava os primeiros passos para a reunificação do país.

Após a derrubada do muro, uma onda de agitação política tomou conta dos países do leste europeu, fazendo com que caíssem regimes comunistas em diversos países como Iugoslávia e Romênia.

Alemanha e Europa comemoram no último sábado os 30 anos da queda do Muro de Berlim, um aniversário que coincide com o aumento dos nacionalismos e do sabor de Guerra Fria, sentimentos muito distantes das esperanças nascidas com o final da Cortina de Ferro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES