Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Estudante atira contra colegas em universidade na Finlândia e mata 10

O trágico acontecimento foi promovido por Matti Juhani Saari, um estudante do segundo ano do curso de graduação em Gestão Hoteleira

Em 23 de Setembro de 2008, tiros desferidos por um atirador solitário dentro das instalações da Escola Kauhajoki, na Universidade de Ciências Aplicadas de Seinajoki, na Finlândia Ocidental, deixou 10 pessoas. O atirador, ao cumprir seu intento, matou-se com um tiro na cabeça.

O trágico acontecimento foi promovido por Matti Juhani Saari, um estudante do segundo ano do curso de graduação em Gestão Hoteleira. Ele tinha 22 anos de idade e usou uma pistola semiautomática Walther P22.

Ele morreu algumas horas depois no Hospital Universitário de Tampere. Uma mulher ficou ferida, mas ficou em condição estável. O tiroteio ocorreu na Escola de Hospitalidade Kauhajoki, de propriedade da Federação Municipal de Educação de Seinäjoki. As instalações e o campus foram compartilhados entre a SeAMK e o Centro de Educação Profissional Seinäjoki – Sedu.

Uma combinação de fotos mostra o estudante Matti Juhani Saari (dir.) que abriu fogo em escola técnica nesta terça, e o estudante Pekka-Eric Auvinen (esq.) que fez disparos na Escola Jokela em 7 de novembro de 2007| Foto: Handout / Reuters

Saari era um estudante do segundo ano em um programa de graduação em Gestão Hoteleira. O incidente foi o segundo tiroteio em escola em menos de um ano na Finlândia, sendo o outro o tiroteio na escola Jokela em novembro de 2007, no qual nove pessoas morreram, incluindo o atirador. Antes disso, apenas um outro tiroteio em escola havia ocorrido na história do país, em Rauma, em 1989, deixando duas pessoas mortas.

Investigadores na Finlândia disseram logo depois que estavam estudando uma possível ligação entre o massacre desta semana em uma escola técnica e outro, ocorrido há menos de um ano.

Em novembro passado, Pekka-Eric Auvinen, de 18 anos, matou a tiros oito pessoas, antes de se matar, em Jokela.

Segundo investigadores, ambos compraram suas armas em Jokela, possivelmente na mesma loja. Pode ser ainda que tenham tido contato um com o outro.

"Suas ações aparecem tão similares que eu acharia um milagre se nós não encontrássemos algum elo de ligação", disse o investigador-chefe, Jari Neulaniemi, de acordo com a agência de notícias finaldesa STT.

Neulaniemi afirmou ainda que as licenças para posse de arma de Saari e Auvinen indicaram que os artefatos foram comprados na mesma loja em Jokela.

Os investigadores finlandeses se negaram a dar mais detalhes sobre o caso mas, de acordo com o jornal britânico Daily Telegraph, há temores de que o país pode estar enfrentando uma rede de potenciais assassinos em escolas ligados uns aos outros pela internet.

"Em termos de pistolas que podem ser transportadas facilmente, nós temos que pensar se elas devem ficar disponíveis para indivíduos privados. Na minha opinião, elas devem ser mantidas em estandes de tiro", disse o primeiro-ministro do país, Matti Vanhanen, na quarta-feira.

Embora a Finlândia tenha dito que iria estudar novas leis depois do ataque do ano passado em Jokela, nenhuma mudança foi feita e adolescentes com 15 anos ainda podem possuir armas.

O país tem uma longa tradição de caça e posse de armas. Uma pesquisa internacional de armas de pequeno porte em 2007 estimou que há um total de 2,9 milhões de armas de fogo para uma população de 5,2 milhões de pessoas.

Também deverá ser lançada uma investigação sobre como a polícia lidou com este mais recente incidente envolvendo armas de fogo e o papel na internet.

Saari havia sido interrogado pela polícia um dia antes do ataque mas não foi detido.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES