Uma das maiores tragédias no terreno dos desportos, aconteceu em 04 de Maio de 1949, quando a equipe do Torino Football Club, que se transformara num grande fenômeno durante os anos 1940, sendo considerada umas das maiores da história do futebol, morreu em consequência de grave acidente, após o avião que transportava jogadores e comissão técnica chocar-se contra uma das torres da Basílica de Superga.
No total, foram 31 mortos. A equipe vitoriosa do Torino voltava a Turim após cumprir jogo amistoso em Lisboa, Portugal, contra o Benfica. Entre as vítimas, estava a delegação completa do Torino, O episódio abalou profundamente a Itália e cerca de 500 mil pessoas compareceram ao funeral, que aconteceu dois dias depois. O acidente ficaria conhecido como tragédia de Superga.
Na época do acidente, o Torino era a equipe dominante do futebol italiano, vindo de cinco títulos italianos consecutivos, e era a base da Squadra azzura, tendo chegado a alinhar dez jogadores do clube numa partida contra a Hungria, realizada em 1947.
O acidente também causou grande comoção no futebol mundial, tendo o enterro chegado a reunir aproximadamente 500 mil pessoas. E, no ano seguinte, para a disputa da Copa do Mundo, realizada no Brasil, a Federação Italiana proibiu a delegação de viajar de avião para o torneio, tendo a equipe viajado para o país sul-americano de navio, o qual demorou duas semanas para chegar ao destino. Cansados, os italianos foram eliminados logo na primeira fase, após derrota para a Suécia.