Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Em meio a boatos sobre sua morte, Sidney Poitier faz hoje 92 anos

Em 1958, por sua atuação em “Acorrentados” ele já havia recebido uma indicação ao Oscar, também como “Melhor Ator”.

|

Faz hoje 92 anos em que nasceu Sidney Poitier, consagrado no cinema e o primeiro ator negro a receber um Oscar de “Melhor Ator” , em Hollywood, por sua atuação no filme “Uma Voz nas Sombras”, no ano de 1963. Em 1958, por sua atuação em “Acorrentados” ele já havia recebido uma indicação ao Oscar, também como “Melhor Ator”.

Nesta última segunda-feira, surgiram notícias, em várias partes do mundo, dando conta da morte de Sidney Poitier. Felizmente tratava-se de mais uma “fake news”, das costumeiras notícias falsas de que grandes astros e estrelas, celebridades do mundo artístico em geral são vítimas.

Sidney Poitier não apenas está vivo, mas passa bem. Ele nasceu prematuramente em um veleiro a caminho de Miami, Flórida, Estados Unidos, no dia 20 de fevereiro de 1927. Filho de agricultores de Cat Island nas Bahamas teve uma infância pobre e com poucos estudos na cidade de seus pais. Com 11 anos mudou-se com a família para Nassau. Com 15 anos foi morar em Miami com seu irmão mais velho. Sentiu na pele a descriminação racial com o mau tratamento que recebeu nas ruas de Miami despertando nele uma determinação para criar oportunidades para os negros. Com 18 anos, Sidney Poitier decidiu ir para Nova Iorque. Nesse período se submeteu a subempregos e a dormir em terminais de ônibus. Trabalhou em um hospital de veteranos do Exército.

Pretendendo ser ator e interessado em trabalhar em teatro tenta ingressar no The American Negro Theatre, mas foi rejeitado. Durante seis meses procurou melhorar sua atuação e seu sotaque. Após ser aceito, conseguiu uma ponta numa produção da Broadway, “Lysistrata”, tendo recebido elogios por sua atuação.

No final de 1949, Poitier teve que escolher entre o papel principal em uma peça da Broadway ou o convite de Darryl F. Zanuck para atuar no filme “O Ódio é Cego” de Joseph L. Mankiewicz. Escolheu o cinema e interpretou um médico negro que tratava de brancos racistas. Depois de vários papéis secundários começou a receber convites para o papel principal. Em 1958, atuou em “Acorrentados”, que lhe valeu uma indicação ao Oscar de “Melhor Ator”. Em 1963, por sua atuação em “Uma Voz nas Sombras”, ganhou a estatueta de Melhor Ator. Poitier se tornou o primeiro ator negro a ser indicado ao Oscar e o primeiro ator negro a ganhar o Prêmio.

Além de seu trabalho no cinema e nos palcos, Poitier participava dos movimentos em defesa dos direitos civis. Seus papéis em “Ao Mestre com Carinho” (1967), “Adivinhe Quem Vem Para Jantar” (1967) e “No Clamor da Noite” (1967) foram marcos históricos na quebra das barreiras sociais entre afro-americanos e brancos. Nos anos 70, Poitier passou a dirigir e produzir alcançando sucesso em ambas as áreas. Sua primeira direção foi no filme “Um Por Deus, Outro Pelo Diabo” (1972).

Em 1974 foi nomeado Cavaleiro Comandante do Império Britânico. Serviu como embaixador, não residente, das Bahamas para o Japão e para a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Filmografia de Sidney Poitier

O Ódio é Cego (1950)

Arrancada da Morte (1952)

Sementes de Violência (1955)

Meu Pecado Foi Nascer (1957)

Acorrentados (1958)

A Ilha do Pecado (1958)

O Sol Tornará a Brilhar (1961)

Paris Vive a Noite (1961)

Tormentos D’Alma (1962)

Uma Vez na Sombra (1963)

Quando Só o Coração Vê (1965)

Ao Mestre Com Carinho (1967)

Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967)

No Clamor da Noite (1967)

Com os Minutos Contados (1969)

Noites Sem Fim (1970)

Um Por Deus, Outro Pelo Diabo (1972)

Dezembro Ardente (1973)

Aconteceu num Sábado (1974)

Aconteceu Outra Vez (1975)

Loucos de Dar nó (1980)

Atirando Para Matar (1988)

Separados, Mas Iguais (1991)

Caçada Brutal (1995)

Construindo Um Sonho (2001)

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES