No dia 16 de maio de 2004, Massachusetts tornou-se o primeiro Estado norte-americano a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. As documentações de parceiros homossexuais solicitando a união começaram a ser recebidas ainda na madrugada pelos funcionários de Cambridge.Marcia Hams, de 56 anos, e Susan Shephed, de 52, ambas nascidas em Cambridge, foram o primeiro casal a entregar os documentos. Elas chegaram à fila com 24 horas de antecedência.
Centenas de casais homossexuais deram entrada em seus pedidos de licença de casamento junto à prefeitura de Cambridge.
É o dia que marca um novo capítulo de igualdade para casais homossexuais”, declarou o activista Marty Rouse, acrescentando: “Pela primeira vez na História dos EUA podemos receber os mesmos direitos e protecções legais concedidas apenas ao casamento”.
O anúncio feito pela Suprema Corte foi considerado histórico por ativistas de direitos civis. "Esse fato é um divisor de águas para a comunidade gay. É um sinal claro do reconhecimento dos direitos dos homossexuais", afirmou Ben Klein, advogado da associação norte-americana Glad (sigla em inglês para Apoiadores e Defensores de Gays & Lésbicas)
O presidente americano George W. Bush , da época, não gostou da decisão. "O casamento é uma instituição sagrada entre um homem e uma mulher. A decisão viola esse importante princípio. Vou trabalhar com líderes do Congresso para fazer o que for legalmente necessário para defender a santidade do casamento", disse Bush, em nota sobre o caso.
A decisão pôs fim a uma batalha judicial empreendida por sete casais homossexuais do Estado de Massachusetts. Em 2001, eles entraram com uma ação judicial após terem os pedidos para se casarem oficialmente negados.